campanha

campanha
Não use drogas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Termometria

Termometria é o grau de agitação das moleculas, baseada no calor: temperatura.
O calor agita as moleculas, fazendo a materia (o liquido) expandir.
é o que ocorre quando observamos um termometro. O liquido contido nele pode estar num numero elevado ou baixo, de acordo com a temperatura do ambiente, ou do corpo.
Ao estudar termometria, destaca-se tres termometros em especial: ode Celsius, usado no Brasil, o de Fahrenheit e o de Kelvin.
é importante conhecer as tres variações de termometro para que, caso você faça uma viajem, não passe por complicações, por exemplo, no caso de uma febre de 40ºC, você teria que correr para o hospital, mas nos EUA, você teria que informar 104ºF (Fahrenheit).

Então vomos conhecer os termometros:


Pdemos perceber na figura acima que, o termometri de Celisus vai de 0º à 100º,ponto de fusão do gelo e de ebulição da agua, variando 100º (de 0 à 100= 100). O de Fahrenheit 32º à 212º, variando 180º ou 180 partes como diz na imagem;
Ob.: Quando eu digo 180 partes, quero dizer que há 180 risquinhos marcando cada um seu respectivo numero que representa um numero em graus - 32º, 33º, 34º...
Já o termometro de Kelvin vai de 273 à 373, variando 100º, ou 100 partes. Podemos perceber que, apesar dos numeros serem diferentes, os termometros de Kelvin e Celsius variam a mesma quantidade: 100º, oque possibilita um aspecto importante que comentarei mais adiante.

* Kelvin determinou que devia existir uma temperatura tão baixa em que as moleculas parariam. Essa temperatura ele chamou de zero absoluto, por isso a escala termometrica de Kelvin é chamada de escala absoluta.Nessa situação, a energia cinetica das particulas deverá ser minima.

Conhecendo as formulas de conversão

Para converter Celsius em Fahrenheit, ou Fahrenheit em Celcius, existe uma formula específica.Observe abaixo:

As letras C (Celsius) e F (Fahrenheit), devem ser substituidas pelo valor que você tem, o valor que esta faltando, ou seja, uma das duas incognitas, é o que você vai descobrir. Depois vocÊ multiplica em X, ou seja, C.9 = 5F -160.

Para converter Kelvin em Celsius ou o contrario, a formula é:

K = C +273 ou C = K -273

*Exemplos.
Um termometro marca 28ºC, quanto equivale essa temperatura em ºF?

C = F -32 28 = F -32
5 9 5 9

5F -160 = 252
5F = 252 +160
5F = 412
F = 412/5 = 82,4 ºF

Um termometro marca 40ºC, quanto essa temperatura corresponde em Kelvin?

K = C +273
K = 40 +273
K = 313K

Calculando variações:

*Numa cidade da Europa, durante um ano, a temperatura mais baixa foi 32ºF e a mais alta foi 86ºf. A variação da temperatura, em graus celsius foi de:
86ºF -23ºF __ 63ºF (variação).
Agora é só substituir o F da formula de conversão e vocÊ encontrará 35ºC (variação)
Tente fazer!

*Uma dadamassa de gás sofre uma trasformação e sua temperatura absoluta varia 300K para 600K.Qual a variação dessa temperatura em Celsius?
Calcular isso é muito mais facil, e não necessita de usar a formula. Observe que o termometro de Kelvin e o de Celsius variam 100º, ou 100 partes. Ou seja, se em um termo e variação é de 3º, no outro tambem será, pois se em um termometro almentar três partes, no outro tambem aumentara tres partes, mesmo que marcando numeros diferentes.
Portanto, se a temperatura do gás variou de 300K para 600K, isso significa que ela variou 300K, que em Celsius, também varia 300ºC.

quinta-feira, 18 de março de 2010

O Lixo do Mundo

Falando em termos de maiores produtores de lixo, há fatores que devem ser verificados, como por exemplo, desenvolvimento, população, destino inadequado, nivel de consumismo e falta de consciencia ambiental.
Vomos usar o efeito piramide, falando primeiramente do maior produtor de lixo do mundo:

Os EUA são o país que mais gera lixo do mundo.
Para se ter uma ideia, jogam-se fora, por dia, 400.000 pneus usados, alguns quase novos.
As embalagens de aluminio dariam para construir 6 mil aviões DC-10 por ano.

O lixo domestico, gerado na cidade de Nova Iork em 15 anos, daria para construir uma piramide de 150 metros de altura, pesando 50 milhões de toneladas; a piramide de Queops, no Egito, tem 140 metros de altura e pesa 6 milhões de toneladas.







Exagero? Não; Realidade que nós não devemos nem podemos esconder!


E agora? Quer saber qual é o estado brasileiro que mais produz lixo?

Primeiro tenho que comentar que, hoje, um único brasileiro produz em media quinhentos gramas de lixo por dia, e dependento do lugar onde mora e de seu status social, pode chegar a mais de 1kg por dia.
Mais no Brasil, o estado mais gerador de lixo é São Paulo, isso pelo seu alto índice de população, por causa das industrias (quanto mais se produz mais se consome, ou vice e versa), por causa do consumismo e por não ter um sistema moderno e qualificado de destinação do lixo.